Dr. Alexandre Sousa - Cadiologia

Notícias

Cuidados com o coração

Autor: Dr. Alexandre Sousa
Data: 02/12/2010

As doenças do coração necessitam de tratamentos específicos e um diagnóstico detalhado, pois, caso contrário, podem levar à morte. Mas a prevenção das doenças cardíacas, através de exercícios físicos e de uma dieta balanceada, é a melhor maneira de manter o coração sempre sadio.
 
A morte súbita cardíaca faz mais de 300 mil vítimas por ano no Brasil. E não são apenas as pessoas obesas ou mais velhas que estão sujeitas a doenças do coração. A morte súbita cardíaca não é a mesma coisa que o infarto do miocárdio.
 
“O infarto do miocárdio pode levar à morte súbita cardíaca, mas isso não acontece na maioria das vezes”, afirma o cardiologista Jacob Athie, do Centro Cirúrgico do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele explica que uma das principais razões da morte súbita é o infarto do miocárdio agudo ou uma doença isquêmica em um paciente que já teve um infarto anteriormente.
 
Existem outras patologias e problemas cardiovasculares que também podem levar à morte súbita, como a Doença de Chagas, doenças do miocárdio ou uma hipertensão arterial que foi mal tratada por muito tempo. “Hoje, existem alguns exames que podem ser feitos para saber se o paciente tem efetivamente o risco de vir a ter uma morte súbita, como o eletrocardiograma, o holter – que é o eletrocardiograma de 24 horas -, o ecocardiograma e o estudo eletrofisiológico”, explica Athie.
 
Fonte: http://rjtv.globo.com/
 

 

Desejo receber mais informações no meu e-mail

Summer Comunicação Integrada