Dr. Alexandre Sousa - Cadiologia

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Atraso no atendimento em consulta médica agendada

Autor: Dr. Alexandre Sousa
Data: 05/04/2011

Sou médico há mais de 15 anos e atendo em consultório há mais de 10 anos.  Trabalho na cidade de São Paulo e muito tenho lido a respeito de marketing médico, e principalmente da percepção de qualidade por parte do paciente do atendimento no horário marcado. Todo artigo de marketing médico relata a importância do planejamento para não ocorrerem atrasos e que estes são percebidos pelo paciente (ou pelo cliente, como querem os profissionais de marketing) como um mau profissional.
 
Os hospitais ou clínicas têm motivado os pacientes a se queixarem de todos os problemas relacionados ao atendimento de saúde, e os pacientes então se queixam e como não pode ser diferente a maior queixa se refere ao atraso.
 
Porém muitos são os motivos para este atraso, e alguns deles são de grande interesse por parte do paciente. Os motivos do atraso médico vão desde fatores sociais (trânsito nas grandes cidades, atrasos nos serviços públicos, atraso de funcionários e babás que comprometem a saída do profissional da sua residência), aos pessoais (atraso por problemas de saúde dos médicos, cefaléias, diarréias etc.), profissionais (atrasos na saída de plantões – onde somos obrigados a esperar o profissional que chega, atrasos em passagens pelo hospital para avaliação de pacientes internados), e no processo de atendimento em consultório (pacientes prolixos e pouco objetivos, pacientes com diversos problemas de saúde, pacientes com problemas de comunicação, etc.).
 
Como podem ver a maior parte deles está fora do controle do profissional médico, talvez grande parte destes motivos também causem atraso dos pacientes a consulta, outro motivo não mencionado acima mas que igualmente atrasam o profissional.  Falando ainda em motivos para atrasos lembro que o profissional de hoje está tão conectado ao mundo quanto todos, ou seja, recebe ligações no seu consultório, no seu celular, e também lê seus e-mails (e cada vez mais como contato alternativo de atendimento médico), além disso, ainda têm que rever exames de alguns pacientes.
 
Mas o que vamos falar é principalmente do que mais interessa aos pacientes, ou seja, eles mesmos. Durante um atendimento é impossível definir ao certo quanto tempo irá durar uma consulta, ela pode ser tão rápida como menos de 10 minutos (isto se deve ao fato de que hoje em dia cada vez mais atendemos pessoas que realmente NÃO necessitam de atendimento, caso dos famosos check-ups, em que perdemos oportunidades de conversa em prevenção para realização de exames de rotina – mas deixamos este tema para outro dia), até mesmo com duração de mais de uma hora (como no caso de uma primeira consulta de pessoas de mais idade e múltiplos problemas de saúde, trazendo vários exames diagnósticos as vezes provenientes de hospitalização recente e que devem ser avaliados individualmente).  Temos então uma grande dificuldade de antecipar o tempo do seu atendimento.
 
Assim você que geralmente é jovem, ativo e ainda trabalha fica indignado quando atrasamos uma hora, no entanto, o atraso é o mesmo se o motivo é “nobre” ou não. Entretanto se você é o próximo paciente e o médico, para não “ficar mais atrasado”, optar por “acelerar” o seu atendimento, você certamente irá ficar descontente. Além do que se você for um “caso difícil” você tem todo o interesse que o médico atrase desde que faça o diagnóstico correto e o tratamento adequado.
 
O ideal é que você poupe o período todo para ir a uma consulta médica e que caso não tenha atrasos, aproveite o tempo para marcar os exames, providenciar a compra das medicações prescritas ou planejar algumas das orientações médicas como agendar consultas com outros profissionais (nutricionistas, fisioterapeutas etc.), conhecer a academia de ginástica para iniciar um programa de atividade física entre outras.  A única exceção a esta regra se refere ao atendimento de urgência / emergência ao qual deve ser realizado de imediato, mas que idealmente deve ser feito em um pronto atendimento e não no consultório médico.
 
Caso você não concordar, basta procurar um profissional que cumpra o horário do agendamento (raro) e torcer para que ele não perca nada importante ou não deixe de te dar alguma orientação importante tentando ser rápido para não se atrasar para a próxima consulta…
 

 

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  • Arthur Guilarducci

    Dr… Me desculpe a franqueza, você pode ter os motivos nobres ou não, mas hoje em dia e notável o número de médicos que marcam mais consultas do que podem atender…

    Leve a mesma explicacao para outros cenarios, pense no novo apartamento que acaba de comprar, mas ele atrasa um ano para ser entregue, pois houve uma reestruturação no projeto para uma maior segurança…

    Pense também no computador que deixou no técnico de informática e o mesmo teve um imprevisto familiar e acabou não conseguindo entregar a tempo…

    Tudo que se e pago hoje, deve ser cobrado, assim como em qualquer profissao, e e possivel estabelecer uma média de prazo de atendimento, calcular com base em dados de um mês, qual a média de tempo para o atendimento diario, o ponto importante é pensar que todos somos humanos, para eu tirar “um periodo” como pediu, estou deixando de ganhar x reais por hora parado, esperando pelo atendimento.

    Acredito que o bom senso deve ser para todos, não somente para os pacientes, alguns médicos também devem ter mais respeito para com seus pacientes.

    • Dr Alexandre Sousa

      Caro Arthur,
      Obrigado pelo comentário.
      Este tema é sempre debatido calorosamente não por médicos e pacientes, mas em todos os campos de trabalho como referiu.
      É claro que atrasos não são bem-vindos e trazem insatisfação, além de ônus a todos os envolvidos.
      O problema é que não existe solução para todas os eventos, e na área da saúde são impossíveis de resolver. Como exemplos: o atendimento prioritário a pessoas mais graves, a saída de plantões com intercorrências e atrasos e emergências médicas.
      Por isto, fica impossível prever se conseguiremos atender no horário agendado.
      Certeza que faremos o melhor possível, e sempre atendo imediatamente quando posso, mas certas vezes os atrasos ocorrerão.

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